sexta-feira, julho 22, 2011

Sugestão...

Está aguardando a chegada de uma nova florzinha na família??? 
Ai vai minha dica para alegrar ainda mais esta chegada, "Placa" para a porta da maternidade e "Lembrancinhas" de Joaninha!!! As lembrancinhas são mimos que encontrei no blog  "Doce Arte" da  amiga Pati, ...Espero que gostem ... eu amei!!!





bjkasss!!!






quinta-feira, julho 21, 2011

Aqui dorme...

Todos adoram esses quadrinhos, e eu amo fazer!!! O azul foi encomenda da Paulinha para presenter o Nicolas e o rosa foi encomenda da mamãe Giane para presentear sua princesinha Kailany, foram feitos com muito carinho espero que gostem, obrigada pela confiança!!!


  
Bjim

segunda-feira, julho 18, 2011

Batizado da Mikaella

Essas anjinhas fofas foram feitas para o batizado da Mikaella,
 a pedido de sua "dinda" Jéssica.

quinta-feira, julho 14, 2011

Lembrancinhas da Nicolle

Esses potinhos fofos foram feitos para a festinha da Nicolle que completou seu primeiro aninho. Foram recheados de docinhos  pela sua dinda Isabel, que foi quem fez a encomenda para garantir um tok todo especial no primeiro aniversário da sua afilhadinha. Desculpe, as fotos não ficaram muito boas ...rsrsr... foi a correria!!!


Para as Meninas!!!


  Para os Meninos!!!

quarta-feira, julho 13, 2011

Jacaré com dor de Dente???

A alguns posts atrás apresentei pra vocês meu primeiro avental de histórias, que fez parte de uma aula apresentada na faculdade sobre "Higiene Bucal", apresentamos uma aula bem divertida e cheia de idéias de como buscar  ferramentas para despertar a atenção da criançada... Foi muito divertida e todos adoraram, hoje vim dividir com vocês a história, que peguei imprestada do blog fofo da Drica - "Contar e Recontar para Encantar"... só fiz algumas adaptações para que todas as meninas do grupo pudessem participar da história ... espero que gostem, vale a pena as crianças vão adorar!!!



DENTE: Joca era um jacaré que se achava muito esperto.
Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim.
Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente.
A dor era tão grande que Joca rolava pra lá e pra cá.
Se tentava comer:  aiaiai! Se tenta beber: uiuiui!
Joca estava desesperado, não sabia mais o que fazer, e até começou a chorar.
Foi aí que eu apareci. Eu, o Dente!
pulei da boca do Joca e lhe dei um sermão:
_Tá com dor de dente? Bem feito!

JOCA: _ Você é o meu dente?

DENTE: _ Sim! Sou seu dente e vim aqui fazer uma reclamação!
_ Você não cuida da gente!

JOCA: _ Mas, o que eu fiz pra merecer tanta dor?

DENTE: _ Joca, você não está cuidando dos seus dentes!

JOCA: _ Não entendi!
_ Eu como um montão de coisas.

DENTE: _ Sim, e nós ajudamos. Cortando, rasgando e amassando toda essa comida, mas o que eu quero dizer é que você só come, come, come...!
_ E NÃO CUIDA DE NÓS! (dizer gritando)
_ Sabe quem anda passeando nos seus dentes?
_Bactérias, tártaro, cáries!
A galera do mal que lentamente vão abrindo buraquinhos e estragando seus dentes.
_ São pequeniniiiiiiiiinhos, microscópicos!
_ Não dá pra gente ver, mas estão lá, roendo os dentes sem parar!

EXPLICAÇÃO : (Bactéria, Tártaro e Cárie...)

JOCA: _ Mas o que eu posso fazer para acabar com esses monstros? Ops! Monstrinhos?

DENTE: _ É fácil, Joca! É só chamar a galera do bem. Os super amigos dos dentes!
_ Essa turma é imbatível!

JOCA: _ Ah, é? E quem são eles? Me conta, me conta!

DENTE: _ O primeiro é o Dentista!_ Vou te apresentar, esse é ô cara!

DENTISTA: Eu cuido, trato, limpo e mantenho os dentes sempre saudáveis e dou dicas legais para cuidar dos dentes, adoro receber sua visita. Mas às vezes as pessoas esquecem de ir com freqüência ao consultório. O ideal é me visitar  de seis em seis meses!

DENTE: _ Sabe Joca, mas tem mais amigos do bem!
_ Tem o trio imbatível!
Eu acho que até que são os três mosqueteiros, tipo...
Um por todos!
E todos por Um!
Que dá um chega pra lá na galera do mal!

JOCA: _ É? E quem são eles?

DENTE: _ Dona Escova, Seu Pasta de Dente e o Seu Fio Dental!
Nunca se separam, gostam de trabalhar em equipe.
Todos os dias, após as refeições eles entram em ação!
_ Dona Escova e Seu Pasta se juntam e limpam toda a sujeira que encontram no caminho, deixando os dentes limpos, brilhantes e com um cheirinho... booomm!

EXPLICAÇÃO: ( Seu Pasta e Dona Escova)

JOCA: _ Mas e o Seu Fio perguntou Joca?

FIO DENTAL:  _ Ah! Eu completo o serviço, limpando nos lugares mais difíceis, entre os dentes, onde Dona Escova e Seu Pasta não conseguem entrar.

DENTE: _ É Jacaré, com os Três Mosqueteiros e seu amigo Dentista, não há galera do mal que resista. Seus dentes vão ficar incríveis, ou seja, eu vou ficar liiiiiiiindo!

JOCA: _ Puxa! Gostei das dicas! Disse Joca

DENTE: Então, me despedi:
_ É isso aí, já vou indo! Se cuida jacaré!

Como diz a amiga Drica do blog "Contar e Recontar para Encantar", 
esse Jacaré vai convencer muita criança a cuidar dos seus dentinhos.


Autora: Adriana Mendes da Fonseca

sexta-feira, julho 08, 2011

Fazendo Arte ...rsrsrs

Olá, sabadão chegando e um montão de encomenda para entregar, tô ficando quase louca... rsrsrs!!! fora isso a Farmácia que trabalho vai estar de plantão este fim de semana, por isso vou ficar sem postar novidades até segunda feira, mas prometo que semana que vem volto cheia de novidades...

Até o maridão entrou na dança ...KKK
bjkasss e um ótimo fim de semana!!!
 
 
 

quarta-feira, julho 06, 2011

Matemática Divertida

Olá meninas, este foi uma aula de Matemática que apresentamos na Faculdade para nossa professora Ana Beatriz, ela lançou o desafio, apresentar uma aula sobre as quatro operações matemática e meu grupo ficou com a "subtração". Foi muito legal e teve a participação de todos da minha sala. A aula foi sobre subtração, mas a história pode ser adaptada para as outras ou todas as operações. (Recebi esta história da Professora Ivanise, "meu anjo da guarda" rsrsrs e fiz as adaptações para a subtração).



Vou explicar a brincadeira:
É necessário dividir a classe em grupos de dez crianças, cada criança fica com um número que vai de 0 a 9.
(ex: como na foto a classe foi dividida em 3 grupos, cada um de uma cor)

desenrolar: o animador começa a contar a história dando ênfase e boa dramatização. A história é cheia de números que forçarão as crianças a fazerem contas. Em cada momento desses o narrador para e dá um tempinho para que as crianças façam as contas, depois disso bate palmas bem forte e os jogadores que possuem os números correspondentes ao resultado da conta deverão se levantar ( exemplo: no primeiro parágrafo o jogador com o nº 1 e o jogador com o número 6 se levam para formar o 16) . Receberá um ponto a equipe que primeiro se organizar e se levantar  com o resultado certo da conta. Vence a equipe que fizer mais pontos. Caso o animador perceber que a competição está se direcionando para o empate, ele deverá dar menos tempo para a resolução de cada problema, de forma a aumentar o desafio e encontrar a melhor equipe.


HISTÓRIA COM SUBTRAÇÃO

Em uma longínqua terra vivia uma corajosa princesa que queria salvar seu país de um terrível dragão, que destruiu 14 dos 30 seleiros de um país vizinho. Quantas propriedades ele destruiu? (16)

O poder do dragão vinha de seus 13 dentes mágicos. Para salvar seu país, a princesa teria que retirar 4 dentes mágicos do dragão, e assim ele não teria mais mágicas para fazer mal algum. Com quantos dentes o dragão ficaria? (9)

A princesa bolou um plano: ela ordenou que seus doceiros reais preparassem os mais gostosos doces da cidade. Pegou uma sacola e colocou 18 doces e saiu à procura do dragão. Quando ela o achou, ele estava dentro de uma caverna e ela começou a alimentá-lo. O dragão comeu 15 doces imediatamente. Quantos doces restaram?  (3)

Logo o dragão ficou com uma enorme dor de dente. A princesa disse: "acalme-se, eu sou dentista!" Ela escalou até a boca do dragão e começou a puxar os dentes. A princesa puxou 8 dos 13 dentes do dragão. Com quantos dentes ele está agora? (5)

Mas o dragão continuou a urrar muito bravo e ela saiu correndo e decidiu perguntar para o Mago Turú o que ele achava que poderia ter ocorrido. O tal Mago morava em cima de uma enorme montanha encantada e as pessoas só podiam chegar lá dando pulinhos. Com muita determinação em salvar seu país do terrível dragão, a princesinha saiu pulando na estradinha.O Mago disse pra ela o seguinte: " Os verdadeiros poderes mágicos do dragão estão nos caninos."

Ela entendeu a mensagem, voltou correndo para o palácio e ordenou ao cozinheiro real que fizesse o doce mais duro que ele conhecesse. O cozinheiro fez então, 8 kg. de rapadura
Ela deixou os 8 kg. na porta da caverna onde o dragão urrava desesperadamente. Quando ele sentiu o cheiro dos doces veio correndo e comeu um quilo para experimentar. Quantos quilos sobraram? (7)

Como ele gostou muito, ele voltou e comeu tudo o que podia agüentar: 5kg! Quantos quilos sobraram desta vez? (2)

Aí começou a dor de dente de novo e ele começou a urrar e a chamar pela princesa-dentista. Ela arrancou os 2 caninos e o dragão perdeu seus poderes mágicos. Com quantos dentes ele acabou ficando? (3)

O dragão então, ficou muito bonzinho. Tão bonzinho que a princesa resolveu convidá-lo para ir morar no castelo e ele concordou em ir morar lá, em paz. Mas o dragão era tão grande e espaçoso que ocupou 24 dos 48 quartos do castelo. Quantos quartos restaram? (24)

E agora todo dia ele come doces de manhã e de tarde
Isso para não falar não seu café da manhã que é:

1 litro de leite por dia.
2 pacotes de bolacha.
3 maçãs.
4 torradas
5 cajuzinhos
6 rosquinhas de coco
7 bombons
8 tortas de chocolate
9 bolos recheados de doce de leite.

Com tudo isso ele vive bem calminho no castelo e todo o povoado diz: Viva a princesinha que conseguiu reduzir o mau humor do dragão a ZERO!!!!


bjkasss espero que seja útil!!!


fonte: desconhecida

terça-feira, julho 05, 2011

Fazendo uma visitinha para o blog " Contar e Recontar Para Encantar",
achei este texto super interessante, por isso resolvi compartilhar com vocês.


O fantoche como coadjuvante do processo educativo.O fantoche é um outro recurso, significativo, para a “Contação de Histórias”. Utilizado com muita freqüência no ambiente escolar, é um excelente auxiliar na tarefa de contar histórias, facilitando para o educador, que encontra no boneco um meio físico, real de envolver as crianças, de forma mágica e lúdica. Pois, o fantoche é mais que um simples boneco, é a "personificação" do personagem que se torna algo real e concreto, que expressa emoções e sentimento através dos gestos e da voz de quem o manipula.
O fantoche é um objeto de expressão, tem função social, é um ser de comunicação, promovendo relações com o mundo interno, externo e com o outro. Os fantoches são em si provedores de diálogo (Santos, 2006 p.75). A construção da história pessoal que vai sendo medida e ampliada pelo outro. Para a criança que ouve é extremamente envolvente e mágico, já que este personagem parece realmente existir. Ela, então, entra no jogo da imaginação, rapidamente, acreditando que o fantoche tem vida própria, capaz de manter até um diálogo com o boneco por muito tempo, sem perceber ou dar importância para quem o manipula, ou seja, fica completamente absorvida pelo boneco, que em sua imaginação tem vida, é um ser.

Segundo Santos (2006,p.73) o fantoche é um objeto que transita entre o mundo interno e o externo da criança. Ele é um símbolo da intimidade de seu ser expresso em brincadeira. Assim, o fantoche tem alto valor pedagógico, criativo e terapêutico, pois, a criança tanto pode assistir a história, como pode manipula-lo e dar vida àquilo que toca. A oralidade, nesse momento, tem fundamental importância e é com certeza desenvolvida em sua plenitutude, pois é ela que garante a expressão de valores, sentimentos, emoções e criatividade de quem o manipula, seja o educador ou a criança.
Assim, o fantoche é um personagem criado pelo seu maipulador e todo personagem carrega uma história. Allessandrini (1996,p15), explica que a transposição para a linguagem verbal ocorre na perspectiva de “ressignificar” o processo em que a imagem interna sugere a criação de uma mensagem oral. O que confirma a afirmação de Matos (2006), que cada vez que uma história é contada, mesmo que por varias vezes, é única, pois o contador e a plateia nunca são os mesmos. Sendo assim, aproveite bem este material que uso nas oficinas de "contar histórias", para criar fantoches, ou melhor seres fantásticos com histórias maravilhosas, afinal como disse Rodari (1982 ) fazer fantoches é ofício mais bonito do mundo.

Lembre-se, cada momento é único, assim como cada história contada é única. Devemos emprestar ao fantoche nossas vozes e gestos, carregados de significados e afetos para chegarmos facilmente ao coração da criança, pois contar histórias é oferecer um presente. É se oferecer de corpo e alma para o outro.
É se oferecer de coração e isso tem nome, é AMOR. 


segunda-feira, julho 04, 2011

Oba tem sorteio!!!!

Tem sorteio no blog Fadinha da Arte e os prêmios são fofos demais
e eu tô nessa ...




Um post sobre meu trabalho ... Amei!!!

Olá pessoal hoje vim dividir com vocês uma grande alegria, o blog "Bebê Mania Piraju", fez um post sobre o meu trabalho ... Agradeço de coração a toda a Equipe da EMEI " Maria Conceição Trumbact" pela confianças e principalmente por me receber de braços abertos... bjsss meninas!!!
 
 Este foi o Post ....

Um Blog que vale a pena conhecer...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nós, amantes da Educação Infantil descobrimos um Blog muito fofo...Art's da belinha...
Esse blog é da Professora Cibelle Mello, residente em Piraju, que está proporcionando diversas sugestões de histórias infantis com dedoches, avental, lembrancinhas, painéis, cadernos e tudo o que possa ser ferramenta para nosso trabalho; e além da utilidade são confeccionados com capricho. As professoras interessadas nesse lindo trabalho podem entrar em contato com ela pelo e-mail cibellemello@yahoo.com.br




fonte: http://bebemaniapiraju.blogspot.com


domingo, julho 03, 2011

A galinha dos ovos de ouro

Fechando a semana, hoje trouxe os fantoches da história
 "A galinha dos ovos de ouro", fiquei apaixonada pelo fazendeiro...rsrsrsr
espero que gostem!!!
  
                                                                           
bjkass e um ótimo início de semana!!!  


sábado, julho 02, 2011

Era uma vez...

Hoje é dia de Pinóquio, história escolhida pela Vani Helena do blog "VRPC ArtesanatoII". Esta história é uma  simples homenagem a uma amizade sincera que ganhei depois de montar este blog, obrigada amiga pela força e pelos recadinhos carinhosos que deixa para mim a cada novo post... espero que goste dos fantoches... fiz com todo o carinho!!! Mil bjkassss


Pinóquio

Gepeto era um bom velhinho que fazia brinquedos em sua oficina de carpinteir. Foi numa noite que terminou de fazer um boneco de madeira muito bonito, seus braços e pernas pareciam de verdade e Gepeto amarrou uma corda no boneco para fazê-lo andar de lá para cá enquanto Gepeto cantava.
Gepeto tinha um gatinho chamado Fígaro e uma peixinha chamada Cléo, eles eram seus únicos amigos e companheiros, nada mais naquela casa tinha vida. Gepeto olhava para o boneco com muito carinho e lhe deu o nome de Pinóquio.
- Eu queria tanto que Pinóquio fosse um menino de verdade! Ele seria meu filho
De repente apareceu a fada madrinha de Pinóquio e o boneco criou vida. Gepeto ficou muito feliz agora tinha um filho. Queria fazer de Pinóquio um garoto educado e colocou-o na escola, mais Pinóquio fugiu e foi divertir-se no teatro de bonecos, o dono do teatro queria ficar com Pinóquio, mais ele chorou tanto que o homem deu-lhe umas moedas  e o deixou partir.
Na volta para a casa encontrou dois ladrões, e apesar dos conselhos do Grilo falante eleito sua consciência pela fada madrinha, seguiu com eles e foi roubado. Pinóquio triste resolveu voltar para a casa e obedecer Gepeto, mas no caminho um passarinho avisou que Gepeto foi procurá-lo no mar. Ele ia ao encontro de Gepeto quando viu crianças que se dirigia ao país da alegria e resolveu ir com eles. Estava brincando quando percebeu que estava se transformando em burro e o nariz de Pinóquio começou a crescer...crescer...e crescer! Chorou arrependido, a fada apareceu e desfez o encanto, mas avisou:
- Toda vez que mentir seu nariz vai crescer.
Pinóquio e o Grilo foram procurar Gepeto no mar, apareceu uma baleia e os engoliu, lá dentro encontraram Gepeto e quando a baleia abriu a boca de novo eles fugiram.
Chegando em casa a fada recompensou a coragem de Pinóquio, transformando-o num menino de verdade!
Pinóquio e Gepeto foram muito felizes!!!



fontes: http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm, contar e recontar para encantar.

sexta-feira, julho 01, 2011

O Patinho Feio

De volta ao blog para postar mais uma historinha em fantoches, desta vez escolhi " O Patinho Feio", com a correria não tive tempo de por a história... rsrsr, ( muita correia e muitoooo cansada também pq ontem fui dormir depois das duas da manhã terminando as lembrancinha da  Nicolle), mas fazer o que né faz parte.


 Mil bjkasss e até amanhã ... 


Fonte: Abracadabra Fantoches

Lembrancinhas!!!

Lembrancinha de Aniversário

Essas lembrancinhas da Minie e do Mickey são para o aniversário de 1 aninho da Nicolle,foram 40 carinhas coladas em pirulitos pra dar aquele charminho e alegrar seus amiguinhos na escolinha... feito de última hora mas, graças a Deus deu tudo certo, Parabéns Nicolle!!! Semana que vem tem mais lebrancinhas para a segunda festinha da Nicolle.




Lembrancinhas de Nascimento

Encomenda feita pela Camila, para o seu bebezinho que está
quase chegando ... Seja bem vindo Guilherme!!!