quarta-feira, julho 06, 2011

Matemática Divertida

Olá meninas, este foi uma aula de Matemática que apresentamos na Faculdade para nossa professora Ana Beatriz, ela lançou o desafio, apresentar uma aula sobre as quatro operações matemática e meu grupo ficou com a "subtração". Foi muito legal e teve a participação de todos da minha sala. A aula foi sobre subtração, mas a história pode ser adaptada para as outras ou todas as operações. (Recebi esta história da Professora Ivanise, "meu anjo da guarda" rsrsrs e fiz as adaptações para a subtração).



Vou explicar a brincadeira:
É necessário dividir a classe em grupos de dez crianças, cada criança fica com um número que vai de 0 a 9.
(ex: como na foto a classe foi dividida em 3 grupos, cada um de uma cor)

desenrolar: o animador começa a contar a história dando ênfase e boa dramatização. A história é cheia de números que forçarão as crianças a fazerem contas. Em cada momento desses o narrador para e dá um tempinho para que as crianças façam as contas, depois disso bate palmas bem forte e os jogadores que possuem os números correspondentes ao resultado da conta deverão se levantar ( exemplo: no primeiro parágrafo o jogador com o nº 1 e o jogador com o número 6 se levam para formar o 16) . Receberá um ponto a equipe que primeiro se organizar e se levantar  com o resultado certo da conta. Vence a equipe que fizer mais pontos. Caso o animador perceber que a competição está se direcionando para o empate, ele deverá dar menos tempo para a resolução de cada problema, de forma a aumentar o desafio e encontrar a melhor equipe.


HISTÓRIA COM SUBTRAÇÃO

Em uma longínqua terra vivia uma corajosa princesa que queria salvar seu país de um terrível dragão, que destruiu 14 dos 30 seleiros de um país vizinho. Quantas propriedades ele destruiu? (16)

O poder do dragão vinha de seus 13 dentes mágicos. Para salvar seu país, a princesa teria que retirar 4 dentes mágicos do dragão, e assim ele não teria mais mágicas para fazer mal algum. Com quantos dentes o dragão ficaria? (9)

A princesa bolou um plano: ela ordenou que seus doceiros reais preparassem os mais gostosos doces da cidade. Pegou uma sacola e colocou 18 doces e saiu à procura do dragão. Quando ela o achou, ele estava dentro de uma caverna e ela começou a alimentá-lo. O dragão comeu 15 doces imediatamente. Quantos doces restaram?  (3)

Logo o dragão ficou com uma enorme dor de dente. A princesa disse: "acalme-se, eu sou dentista!" Ela escalou até a boca do dragão e começou a puxar os dentes. A princesa puxou 8 dos 13 dentes do dragão. Com quantos dentes ele está agora? (5)

Mas o dragão continuou a urrar muito bravo e ela saiu correndo e decidiu perguntar para o Mago Turú o que ele achava que poderia ter ocorrido. O tal Mago morava em cima de uma enorme montanha encantada e as pessoas só podiam chegar lá dando pulinhos. Com muita determinação em salvar seu país do terrível dragão, a princesinha saiu pulando na estradinha.O Mago disse pra ela o seguinte: " Os verdadeiros poderes mágicos do dragão estão nos caninos."

Ela entendeu a mensagem, voltou correndo para o palácio e ordenou ao cozinheiro real que fizesse o doce mais duro que ele conhecesse. O cozinheiro fez então, 8 kg. de rapadura
Ela deixou os 8 kg. na porta da caverna onde o dragão urrava desesperadamente. Quando ele sentiu o cheiro dos doces veio correndo e comeu um quilo para experimentar. Quantos quilos sobraram? (7)

Como ele gostou muito, ele voltou e comeu tudo o que podia agüentar: 5kg! Quantos quilos sobraram desta vez? (2)

Aí começou a dor de dente de novo e ele começou a urrar e a chamar pela princesa-dentista. Ela arrancou os 2 caninos e o dragão perdeu seus poderes mágicos. Com quantos dentes ele acabou ficando? (3)

O dragão então, ficou muito bonzinho. Tão bonzinho que a princesa resolveu convidá-lo para ir morar no castelo e ele concordou em ir morar lá, em paz. Mas o dragão era tão grande e espaçoso que ocupou 24 dos 48 quartos do castelo. Quantos quartos restaram? (24)

E agora todo dia ele come doces de manhã e de tarde
Isso para não falar não seu café da manhã que é:

1 litro de leite por dia.
2 pacotes de bolacha.
3 maçãs.
4 torradas
5 cajuzinhos
6 rosquinhas de coco
7 bombons
8 tortas de chocolate
9 bolos recheados de doce de leite.

Com tudo isso ele vive bem calminho no castelo e todo o povoado diz: Viva a princesinha que conseguiu reduzir o mau humor do dragão a ZERO!!!!


bjkasss espero que seja útil!!!


fonte: desconhecida

4 comentários:

  1. Que legal!!!
    Assim é muito mais divertido aprender!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que ideia legal! Adorei a história! Quero fazer essa atividade com minha turminha do 2º ano. Eles vão adorar.
    bjin

    ResponderExcluir
  3. Oie Ci...amei ficou lindo...Parabéns
    tenho muito orgulho de vc
    quando crescer quero ser iguala a vc...rsrsrs
    Bjos Amei

    ResponderExcluir
  4. Oi Cibelle adorei seu trabalho, temos muito orgulho de vc , vc é um anjo com mãos de fada. Bjao flôr !!! parabéns ...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim...
Obrigada pelo carinho!!!