quinta-feira, junho 23, 2011



Caixa Surpresa e Tátil

Recurso didático eficiente
Caixa feita para a Professora Luciana da EMEI "Maria Conceição Trumbact" (Madeira)


Nas salas de educação infantil, a caixa surpresa é um excelente recurso didático para o professor, uma vez que aguça a curiosidade das crianças e estas ficam bem envolvidas no momento da atividade.

O professor pode utilizá-la de forma individual ou coletiva, dependendo do que quiser estimular ou mesmo avaliar no aluno.

Como forma individual, a caixa pode servir para trabalhar as sensações, ligadas ao tato e ao seu órgão do sentido. Nesse momento, o professor poderá utilizar retalhos de papéis, plásticos, tecidos, isopores, borrachas, lixas, dentre vários outros, onde irá formulando pequenas perguntas para as crianças, questionando se o objeto é liso ou áspero, grosso ou fino, mole ou duro, etc.
Caixa feita para a Professora Isabel da EMEI "Maria Conceição Trumbact" (Papelão)


Em outro momento, o professor pode esconder um objeto dentro da caixa, a fim de que as crianças, de forma coletiva, descubram qual é esse elemento. Para isso, o professor deverá dar pistas aos alunos, que caracterizem e que levem ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar.

Se colocar uma banana, por exemplo, o professor deve dizer que é uma fruta, tem a casca amarela, é branca, macia, doce, comprida, até que alguém identifique a mesma.

É interessante também que as crianças tenham a oportunidade de levar a caixa para casa, onde os pais deverão ser preparados para isso, com antecedência, recebendo a orientação do que pode ou não ir dentro da mesma. É bom destacar que os doces podem causar problemas, pois sempre tem crianças que não podem consumi-los, causando constrangimentos e maiores problemas.

No momento da discussão com a turma, do que está dentro da caixa, as crianças ficam soltas, muito envolvidas e alegres com a atividade, momento em que o professor deve utilizar para estimular bem a linguagem oral dos pequenos.

Um outro aspecto que pode ser cogitado no momento da caixa surpresa é que essa também serve para trabalhar aspectos emocionais. Nesse momento, o professor deve ser criativo e perceptivo em relação aos sentimentos dos alunos, propondo que, ao invés de tirar o objeto da caixa, que esta sirva para guardar os sentimentos ruins, como a agressividade – caso algum aluno brigue, a tristeza – caso perceba esse sentimento em alguma criança, a agitação – se alguém não consegue ficar quieto, etc., conseguindo assim, controlar o grupo para que não se disperse da atividade.

O bom é que um objeto tão simples pode proporcionar vários momentos agradáveis, de grande produção para os alunos e professores, servindo de instrumento para o aprendizado de todos.


Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola




4 comentários:

  1. Ficou maravilhosa!
    Parabéns seu talento é incontestável!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu Blog. Adorei conhecer e já estou seguindo.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se você faz caixa surpresa para vender? e envia pelo correio?Caso faça quanto fica? e quanto tempo demora para enviar?Pois estou precisando com URGENCIA,Fico aguardando uma posição.

    Grata,
    Sydnéia Calipo

    ResponderExcluir
  4. Sensacional este recurso didático! Parabéns pelo trabalho. Beijo, Eunice Maria.
    efacilserfelizartesanais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim...
Obrigada pelo carinho!!!